Coordenadoria de Infraestrutura e Operações de Tecnologia da Informação

 

A Coordenadoria de Infraestrutura e Operações de Tecnologia da Informação desempenha um papel vital no gerenciamento e otimização da infraestrutura tecnológica da nossa instituição. Ela está comprometida em garantir uma comunicação fluida, fornecendo redes de voz, dados e internet de alta qualidade, bem como prover segurança de todas as comunicações. A Coordenadoria é dedicada ao gerenciamento de datacenters, servidores e bancos de dados. Com foco em otimizar recursos, a STI-CIN dedica-se à gestão e ao monitoramento de ativos e sistemas de TI, enquanto garante a disponibilidade de ferramentas colaborativas, tais como videoconferência e mensageria, de modo a facilitar o compartilhamento de informações e a colaboração entre todos na instituição.

Esta Coordenadoria é composta por três divisões:

Divisão de Serviços Colaborativos

A Divisão de Serviços Colaborativos é responsável por disponibilizar e gerenciar ferramentas de produtividade e colaboração em estações de trabalho, internet e nuvem. Dentre as atividades executadas, destacam-se: disponibilizar e gerenciar ferramentas para compartilhamento de informações, prospectar práticas e soluções que aprimorem a qualidade dos serviços, homologar novos softwares e estações de trabalho adquiridos pela instituição, automatizar rotinas e controles diversos, dentre outras.

 

Divisão de Infraestrutura

A Divisão de Infraestrutura da STI é responsável por implantar, gerenciar e prospectar as mais avançadas tecnologias, permitindo à comunidade o acesso aos serviços judiciais da Corte paranaense. Por meio de um ambiente computacional de grande porte e utilizando tecnologias como virtualização e conteinerização, a Divisão disponibiliza acesso aos sistemas do Tribunal por meio da rede mundial de computadores de forma segura e controlada. A STI-CIN-INFRA também é responsável por administrar os dados desses sistemas, assim como as respectivas cópias de segurança.

Além de toda a tecnologia voltada para sistemas e ao processo eletrônico, esta divisão também provê ao jurisdicionado um meio de consulta às informações por telefone, integrando a comunicação entre unidades judiciárias e o público externo.

 

Divisão de Sustentação

A Divisão de Sustentação é dividida em três áreas: sustentação de sistemas, monitoria e gerenciamento de backup. Esta divisão é responsável por: realizar manutenção corretiva e adaptativa, realizar operações nos sistemas e em banco de dados, prestar suporte ao atendimento e a pedidos de informação ou de providências no SEI – relacionados aos sistemas de informação desenvolvidos ou adquiridos pelo TJPR –, monitorar sistemas de informação e de ativos dos datacenters do TJPR, organizar e gerenciar o ciclo de backup e restore de dados e de quais outras informações necessárias ao correto funcionamento dos sistemas de informação do Tribunal.

Destaca-se, ainda, sua atuação no âmbito dos processos: ITIL – Gestão de Mudanças, Liberação e Implantação de softwares; ITIL – Gestão de Eventos; ITIL – Gestão de Disponibilidade e ITIL – Gestão de Problemas.

 

Para conhecer mais sobre as atribuições desta Coordenadoria e suas respectivas divisões, clique aqui.