Governança e Gestão de tecnologia da informação e comunicação

 

Referência: Tribunal de Contas da União

 

A Governança de TIC tem como foco avaliar e direcionar o uso da tecnologia da informação e comunicação para dar suporte à organização, bem como monitorar seu uso para realizar planos.

No DTIC, a Assessoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação é responsável por prestar apoio e assessoramento estratégico, além de assegurar o alinhamento do departamento com os objetivos da instituição. Dentre as atividades que executa, destacam-se: a coordenação de processos de elaboração de políticas e metodologias de TIC, a promoção da disseminação de conhecimentos e da cultura de governança de TIC e o planejamento de ações de melhoria gradual da maturidade de TIC.

A Assessoria também propõe, acompanha e monitora a estratégia e os planos que orientam os trabalhos do DTIC, bem como atua como facilitadora das atividades dos Comitês relacionados à tecnologia da informação e comunicação. Para saber mais sobre os Comitês, clique aqui e para conhecer todas as atribuições da Assessoria de Governança, clique aqui para acessar o Decreto Judiciário nº 412/2022.

A Gestão de TIC, por sua vez, trabalha intimamente ligada à governança, de modo a planejar e executar as atividades de tecnologia da informação e comunicação de acordo com as diretrizes traçadas. No DTIC, a Coordenadoria de Gestão e Planejamento de TIC opera na área de projetos, processos, contratos e segurança da informação. Para conhecer mais sobre a Coordenadoria, clique aqui.

Nesta seção do portal, você encontrará as principais informações sobre governança e gestão da tecnologia da informação e comunicação no âmbito do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPR.