Soluções de Tecnologia da Informação

 

As Soluções de TI são um conjunto de tecnologias, sistemas, softwares e serviços projetados para atender às necessidades desta instituição e dos usuários de serviços da SETI. Essas soluções são desenvolvidas para resolver problemas, melhorar processos, otimizar a comunicação e facilitar a gestão de informações, além de melhorar a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões.

Nesta seção, você conhecerá um pouco mais sobre a Metodologia de Desenvolvimento de Softwares, sobre o Modelo de Gestão das Soluções e sobre o Portfólio de Serviços da SETI.

 

As soluções de TIC abrangem uma ampla gama de áreas, tais como:

 

Infraestrutura de TI: inclui serviços de rede, hardwares, servidores, redes, sistemas operacionais e sistemas de armazenamento que suportam as operações do TJPR.

Softwares: sistemas de processos eletrônicos, sistemas de gestão de ativos, softwares de produtividade e outras ferramentas de software que ajudam em tarefas específicas.

Segurança da Informação: iniciativas tecnológicas para proteger dados e sistemas contra ataques cibernéticos, vírus, hackers, violações de dados etc., tais como: antivírus, firewalls, detecção de intrusão e sistemas de autenticação.

Comunicações: sistemas de comunicação, tais como telefonia, videoconferência, e-mail e ferramentas de colaboração que facilitam a comunicação entre os servidores e suas equipes.

Gestão de Dados: sistema que engloba a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise de dados para auxiliar a tomada de decisões.

Serviços em Nuvem: soluções que permitem o armazenamento e acesso a dados pela internet sem a necessidade de uma infraestrutura física. Incluem hospedagem de aplicativos e dados em servidores remotos, proporcionando escalabilidade e flexibilidade.

Mobilidade: soluções que permitem o acesso a informações e aplicativos a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, como o App TJPRjus para magistrados e o App TJPR Serviços ao Cidadão (baixe agora! Versão para Androidversão para iOS).

Inteligência Artificial:  utiliza a análise de dados para obter insights e tomar decisões baseadas nesses dados.

 

Os exemplos acima são apenas algumas soluções de tecnologia da informação. Cada órgão ou empresa precisam avaliar suas necessidades e escolher as soluções que melhor se adaptem ao seu negócio. O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação conta com especialistas em TI para orientar a melhor forma de implementar e gerenciar essas soluções de forma eficiente.