Modelo de Gestão das Soluções

 

Com a instituição do Modelo de Gestão das Soluções, após aprovação do Comitê de Governança de TIC e publicação da Instrução Normativa nº 159/2023, a STI se dedica a atender a necessidade de definir as atribuições das unidades envolvidas na governança e na gestão negocial das soluções de tecnologia da informação e serviços digitais utilizados no TJPR.

Com o ato, assegura-se a participação dos usuários finais e dos gestores da informação na definição e na validação de requisitos e regras de negócio, assim como na homologação das soluções e serviços mencionados.

 

Para compreender um pouco mais sobre o Modelo de Gestão das Soluções, conheça as principais definições normativas da IN nº159/23:

Escritório de projetos de TIC: estrutura funcional da STI que realiza a gestão de demandas e de portfolio de projetos de tecnologia da informação.

Coordenador Negocial (Business Relationship Management - BRM): responsável por gerenciar e priorizar as demandas, dirimindo e resolvendo conflitos entre os gestores negociais (Product Owner - P.O.) de sua área de atuação.

Gestor Negocial (Product Owner - P.O.): pessoa interna ao TJPR e externa à STI responsável por receber, avaliar, documentar e priorizar as demandas referente ao negócio de uma solução de tecnologia da informação. 

Gestor Técnico: pessoa, interna ao TJPR e externa à STI, responsável por coordenas as ações técnicas necessárias para a implementação das demandas apresentadas pelo gestor negocial.

Demandante de soluções de TIC: todo usuário, interno ou externo ao TJPR, que tenha pedido de alteração ou desenvolvimento de solução de tecnologia da informação.

Gestor de Projetos (Gerente de projetos): pessoa interna à STI designada como principal responsável para a condução do projeto no nível tático-operacional de forma alinhada às diretrizes e orientações fornecidas pelo Gestor Negocial, com ênfase na coordenação da equipe.

Demanda de TIC: atividade que exige implementação, compra e/ou implantação de soluções de tecnologia da informação.

Portfólio de Projetos de TIC: organização de programas, projetos, demandas ou atividades relacionadas à tecnologia da informação que visa atender aos objetivos estratégicos institucionais.

Portfólio de Soluções de TIC: conjunto de serviços de tecnologia da informação e softwares que são gerenciados e ofertados pela STI.

Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação: conjunto de bens e/ou serviços destinados a solucionar problemas ou atender necessidades por meio do desenvolvimento e/ou da implantação de softwares, módulos ou funcionalidades destes sistemas e/ou de hardwares disponibilizados pelo TJPR.

Erro/Falha (Bug): erro ou falha no sistema que resulta em um comportamento inesperado, ou indesejado, diferente do que foi especificado.

Erro impeditivo: erro que comprometa o resultado esperado de uma atividade e que impeça a sua conclusão.

 

Fluxograma - Solicitação de demandas de TI