Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação

 

A Infraestrutura de TI refere-se ao conjunto de componentes físicos, sistemas, redes e serviços que permitem processamento, armazenamento, transmissão e gerenciamento de informações e comunicações. É responsável por garantir uma comunicação fluida e segura, fornecendo redes de voz, dados e internet de alta qualidade.

A Segurança da Informação é um dos pilares da infraestrutura, por meio da qual se institui políticas e procedimentos específicos para garantir o respectivo uso eficaz e seguro. Tem como objetivo proteger dados e sistemas contra acessos não autorizados, garantindo-se confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. É graças à Segurança da Informação que se evitam ameaças cibernéticas e se preserva a privacidade dos usuários e da própria instituição.

Nesta seção, você conhecerá um pouco mais sobre a Politica de Segurança da Informação, sobre o Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC e sobre o Plano de Administração de Crises de Serviços Essenciais.

 

Veja como é composta a Infraestrutura de TI:

 

Hardwares: inclui servidores, computadores, dispositivos de rede, dispositivos de armazenamento e outros equipamentos físicos necessários para executar os serviços de TI.

Redes de Comunicação: essenciais para conectar dispositivos e permitir a transferência de dados. Isso abrange redes locais (LANs), redes de área ampla (WANs), redes sem fio (Wi-Fi) e outras tecnologias de rede.

Sistemas Operacionais: softwares que gerenciam os hardwares e fornecem uma interface para os aplicativos e usuários. Isso inclui sistemas operacionais de servidores, desktop e sistemas operacionais móveis.

Serviços de Armazenamento: unidades de armazenamento em rede, usadas para manter dados e informações dos usuários e das aplicações.

Software de Segurança: inclui antivírus, firewalls, sistemas de detecção de invasões e outras ferramentas de segurança para proteger a infraestrutura contra ameaças cibernéticas.

Virtualização: permite que vários sistemas operacionais e aplicativos funcionem em um único servidor físico, otimizando a utilização dos recursos de infraestrutura de TIC.

Gestão de Sistemas: ferramentas de gerenciamento de sistemas usadas para monitorar, manter e otimizar a infraestrutura de TI.

Backup e Recuperação de Dados: sistemas e processos para fazer backup regular dos dados e garantir que eles possam ser recuperados caso haja perda ou falha.

Energia e Resfriamento: empregado para certificar que a infraestrutura de TI tenha fornecimento de energia confiável e sistemas de resfriamento para evitar superaquecimento.