Lista de Abreviaturas e Siglas de TI

(atualizado em 31/07/2023)

Abreviatura / Sigla Definição
A  
ANO Acordo de Nível Operacional
ANS Acordo de Nível de Serviço
B  
BDGC Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração
BI Business Intelligence, em português "Inteligência Negócios"
BIA Business Impact Analysis, em português "Análise de Impacto no Negócio"
BPMO Business Process Management Office, em português "Escritório de Processos"
C  
CBR Raciocínio baseado em Casos
CCM Comitê de Controle de Mudança
CCME Comitê de Controle de Mudança Emergencial
CEAJud Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário
CCD Comitê de Capacidade e Disponibilidade
CGESTIC Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação
CGOVTIC Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
CGS Centro de Gerenciamento de Serviços
CGU Controladoria Geral da União
CMC Centro de Monitoramento Continuado
CNGTIC Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
CNJ Conselho Nacional de Justiça
COBIT Control Objectives for Information and Related Technologies
CSEGTI Comitê de Segurança de Tecnologia da Informação
CGSI Comitê de Governança de Segurança da Informação
D  
DP Dono do Processo
DTIC Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
DTIC-AJ Assessoria Jurídica no DTIC
DTIC-ASNRI Assessoria de Supervisão dos Núcleos Regionais de Informática no DTIC
DTIC-AT Assessoria Técnica no DTIC
DTIC-CGP Coordenadoria de Gestão e Planejamento de TIC no DTIC
DTIC-CGP-DCON Divisão de Gestão de Contratações de TIC no DTIC
DTIC-CGP-DPRO Divisão de Gestão de Projetos e Processos de TIC no DTIC
DTIC-CGP-DSEG Divisão de Segurança de TIC no DTIC
DTIC-CIN Coordenadoria de Infraestrutura e Operações de TIC no DTIC
DTIC-CIN-DCOLAB Divisão de Serviços Colaborativos no DTIC
DTIC-CIN-DINFRA Divisão de Infraestrutura no DTIC
DTIC-CIN-DSUST Divisão de Sustentação no DTIC
DTIC-CJ Consultoria Jurídica no DTIC
DTIC-CQ Coordenadoria de Qualidade e Relacionamento com o Usuário no DTIC
DTIC-CQ-DAT Divisão Atendimento no DTIC
DTIC-CQ-DNRI Divisão Núcleos Regionais de Informática no DTIC
DTIC-CQ-DQA Divisão de Qualidade no DTIC
DTIC-CSI Coordenadoria de Sistemas de Informação no DTIC
DTIC-CSI-DADOS Divisão de Administração de Dados no DTIC
DTIC-CSI-DDEV Divisão de Desenvolvimento no DTIC
DTIC-CSI-DES Divisão de Engenharia de Sistemas no DTIC
DTIC-D Diretoria no DTIC
DTIC-GOV Assessoria de Governança de TIC no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-CTBA Núcleo Regional da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-CAS Núcleo Regional de Cascavel no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-FOZ Núcleo Regional de Foz do Iguaçu no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-FRB Núcleo Regional de Francisco Beltrão no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-GUA Núcleo Regional de Guarapuava no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-JAC Núcleo Regional de Jacarezinho no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-LDN Núcleo Regional de Londrina no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-MGA Núcleo Regional de Maringá no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-PGA Núcleo Regional de Ponta Grossa no DTIC
DTIC-CQ-DNRI-UMU Núcleo Regional de Umuarama no DTIC
E  
EaD Educação a Distância
ENTIC-JUD Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário
F  
   
G  
   
H  
   
I  
IETIC Indicadores Estratégicos de TIC
IC Item de Configuração
iGovTIC-JUD Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário
ITIL Information Technology Infrastructure Library, em português "Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação"
ITSM IT Service Management, em português "Gerenciamento de Serviços de TI"
J  
JIRA Ferramenta para monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos
K  
   
L  
LB Linha de Base
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
M  
MDS Metodologia de Desenvolvimento de Software
MNI Modelo Nacional de Interoperabilidade
MSS Metodologia de Sustentação de Software
MTBF Mean Time Between Failures, em português "Tempo Médio entre Falhas"
MTBSI Mean Time Between Service Incidents, em português "Tempo Médio entre Incidentes de Serviço"
MTRS Mean Time to Restore Service, em português "Tempo Médio para Restaurar Serviço"
MVP Minimum Viable Product, em português "Mínimo Produto Viável"
N  
   
O  
ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
OE Objetivos Estratégicos
OETIC Objetivos Estratégicos de TIC
ONU Organização das Nações Unidas
P  
PCSTIC Plano de Contratações de Solução de TIC
PCTIC Plano de Capacitação de TIC
PCTIC Plano de Capacitação de TIC
PDPJ-Br Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro
PDTIC Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
PEI Planejamento Estratégico Institucional
PETI Planejamento Estratégico de TI
PFM Programação Futura de Mudança
PGRTIC Plano de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação
PJe Processo Judicial Eletrônico
PO Product Owner, em português "Dono do Produto" 
PPM Project Portfolio Management, em português "Gerenciamento de Portfólio de Projetos"
PML Plano de Mudança e Liberação
PMO Project Management Office, em português "Escritório de Projetos"
PSI Política de Segurança da Informação
PTD Plano de Transformação Digital
Q  
   
R  
RACI

Modelo de mapeamento de papéis e responsabilidades :

  • R – (Responsible) Responsável: o responsável pela execução da tarefa.
  • A – (Accountable) Dono: é quem possui a propriedade sobre a atividade e responde pelos seus resultados.  
  • C – (Consulted) Consultado: Será consultado, fornecendo conselhos, e também poderá autorizar determinadas tarefas.  
  • I – (Informed) Informado: Será informado durante o processo. 
RDM Requisição de Mudança
RNS Requisito de Nível de Serviço
RPO Recovery Point Objective, em português "Ponto Objetivo de Recuperação". 
Resumidamente, indicador sobre a quantidade limite de dados que uma organização toleraria perder em caso de parada/desastre.
RTO Recovery Time Objective, em português "Objetivo do Tempo de Recuperação".
Resumidamente, indicador sbore o máximo de tempo que o sistema levará para voltar a operar após uma parada/desastre.
   
S  
SEI Sistema Eletrônico de Informações
SIC Segurança da Informação e Comunicação
SIGA Solução de Informação e Gestão de Atendimentos
SISP Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação
SLA Service Level Agreement, em português "Acordo de Nível de Serviço" (ANS)
T  
TCU Tribunal de Contas da União
TIC Tecnologia da Informação e Comunicação
TJPR Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
U  
   
V  
   
W  
   
X  
   
Y  
   
Z  
Se você é colaborador do DTIC e deseja solicitar inclusões, exclusões e atualizações no conteúdo desta página, utilize a oferta de serviço disponível aqui.