Lista de Abreviaturas e Siglas de TI

(atualizado em 15/08/2024)

Abreviatura / Sigla Definição
A  
ANO Acordo de Nível Operacional
ANS Acordo de Nível de Serviço
B  
BDGC Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração
BI Business Intelligence, em português "Inteligência Negócios"
BIA Business Impact Analysis, em português "Análise de Impacto no Negócio"
BPMO Business Process Management Office, em português "Escritório de Processos"
C  
CBR Raciocínio baseado em Casos
CCM Comitê de Controle de Mudança
CCME Comitê de Controle de Mudança Emergencial
CEAJud Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário
CCD Comitê de Capacidade e Disponibilidade
CGESTIC Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação
CGOVTIC Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
CGS Centro de Gerenciamento de Serviços
CGU Controladoria Geral da União
CMC Centro de Monitoramento Continuado
CNGTIC Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
CNJ Conselho Nacional de Justiça
COBIT Control Objectives for Information and Related Technologies
CSEGTI Comitê de Segurança de Tecnologia da Informação
CGSI Comitê de Governança de Segurança da Informação
D  
DP Dono do Processo
E  
EaD Educação a Distância
ENTIC-JUD Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário
F  
   
G  
   
H  
   
I  
IETIC Indicadores Estratégicos de TIC
IC Item de Configuração
iGovTIC-JUD Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário
ITIL Information Technology Infrastructure Library, em português "Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação"
ITSM IT Service Management, em português "Gerenciamento de Serviços de TI"
J  
JIRA Ferramenta para monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos
K  
   
L  
LB Linha de Base
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
M  
MDS Metodologia de Desenvolvimento de Software
MNI Modelo Nacional de Interoperabilidade
MSS Metodologia de Sustentação de Software
MTBF Mean Time Between Failures, em português "Tempo Médio entre Falhas"
MTBSI Mean Time Between Service Incidents, em português "Tempo Médio entre Incidentes de Serviço"
MTRS Mean Time to Restore Service, em português "Tempo Médio para Restaurar Serviço"
MVP Minimum Viable Product, em português "Mínimo Produto Viável"
N  
   
O  
ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
OE Objetivos Estratégicos
OETIC Objetivos Estratégicos de TIC
ONU Organização das Nações Unidas
P  
PCSTIC Plano de Contratações de Solução de TIC
PCTIC Plano de Capacitação de TIC
PCTIC Plano de Capacitação de TIC
PDPJ-Br Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro
PDTIC Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
PEI Planejamento Estratégico Institucional
PETI Planejamento Estratégico de TI
PFM Programação Futura de Mudança
PGRTIC Plano de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação
PJe Processo Judicial Eletrônico
PO Product Owner, em português "Dono do Produto" 
PPM Project Portfolio Management, em português "Gerenciamento de Portfólio de Projetos"
PML Plano de Mudança e Liberação
PMO Project Management Office, em português "Escritório de Projetos"
PSI Política de Segurança da Informação
PTD Plano de Transformação Digital
Q  
   
R  
RACI

Modelo de mapeamento de papéis e responsabilidades :

  • R – (Responsible) Responsável: o responsável pela execução da tarefa.
  • A – (Accountable) Dono: é quem possui a propriedade sobre a atividade e responde pelos seus resultados.  
  • C – (Consulted) Consultado: Será consultado, fornecendo conselhos, e também poderá autorizar determinadas tarefas.  
  • I – (Informed) Informado: Será informado durante o processo. 
RDM Requisição de Mudança
RNS Requisito de Nível de Serviço
RPO Recovery Point Objective, em português "Ponto Objetivo de Recuperação". 
Resumidamente, indicador sobre a quantidade limite de dados que uma organização toleraria perder em caso de parada/desastre.
RTO Recovery Time Objective, em português "Objetivo do Tempo de Recuperação".
Resumidamente, indicador sbore o máximo de tempo que o sistema levará para voltar a operar após uma parada/desastre.
   
S  
SEI Sistema Eletrônico de Informações

SETI      

Secretaria  de Tecnologia da Informação

SETI-CJ

Consultoria  Jurídica na SETI

SETI-DNRI          

Divisão de Núcleos Regionais de Informática

SETI-AT

Assessoria Técnica na SETI

SETI-CGP            

Coordenadoria de Gestão Digital e Planejamento de TIC na SETI

SETI-CGP-DPROC

Divisão de Processos e Eficiência Operacional de TIC na SETI

SETI-CGP-DPROJ

Divisão de Projetos e Portfólios de TIC na SETI

SETI-CGP-DSEG

Divisão de Segurança de TIC na SETI

SETI-CIN             

Coordenadoria de Infraestrutura e Operações de TIC na SETI

SETI-CIN-DCOLAB           

Divisão de Serviços Colaborativos na SETI

SETI-CIN-DINFRA            

Divisão de Infraestrutura na SETI

SETI-CIN-DSUST

Divisão de Sustentação na SETI

SETI-CJ

Consultoria Jurídica na SETI

SETI-CQ

Coordenadoria de Qualidade e Relacionamento com o Usuário na SETI

SETI-CQ-DAT     

Divisão Atendimento na SETI

SETI-CQ-DNRI  

Divisão Núcleos Regionais de Informática na SETI

SETI-CQ-DQA   

Divisão de Qualidade na SETI

SETI-CSI              

Coordenadoria de Sistemas de Informação na SETI

SETI-CSI-DADOS              

Divisão de Administração de Dados na SETI

SETI-CSI-DDEV 

Divisão de Desenvolvimento na SETI

SETI-CSI-DES     

Divisão de Engenharia de Sistemas na SETI

SETI-G  

Gabinete do Secretário de Tecnologia da Informação

SETI-GOV           

Assessoria de Governança de TIC na SETI

SETI-CQ-DNRI-CTBA      

Núcleo Regional da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral na SETI

SETI-CQ-DNRI-CAS         

Núcleo Regional de Cascavel na SETI

SETI-CQ-DNRI-FOZ         

Núcleo Regional de Foz do Iguaçu na SETI

SETI-CQ-DNRI-FRB         

Núcleo Regional de Francisco Beltrão na SETI

SETI-CQ-DNRI-GUA        

Núcleo Regional de Guarapuava na SETI

SETI-CQ-DNRI-JAC          

Núcleo Regional de Jacarezinho na SETI

SETI-CQ-DNRI-LDN         

Núcleo Regional de Londrina na SETI

SETI-CQ-DNRI-MGA       

Núcleo Regional de Maringá na SETI

SETI-CQ-DNRI-PGA        

Núcleo Regional de Ponta Grossa na SETI

SETI-CQ-DNRI-UMU      

Núcleo Regional de Umuarama na SETI
SIC Segurança da Informação e Comunicação
SIGA Solução de Informação e Gestão de Atendimentos
SISP Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação
SLA Service Level Agreement, em português "Acordo de Nível de Serviço" (ANS)
T  
TCU Tribunal de Contas da União
TIC Tecnologia da Informação e Comunicação
TJPR Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
U  
   
V  
   
W  
   
X  
   
Y  
   
Z  
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