CIBERSEGURANÇA - Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
Seja bem vindo(a) à página de Cibersegurança da Seti!
A Cibersegurança é uma prática que protege computadores, dispositivos móveis, redes e servidores contra os ataques cibernéticos. Os principais tipos de crimes e ameaças enfrentados pela cibersegurança incluem:
Fraude por e-mail e internet: envolve o uso de e-mails falsos ou sites fraudulentos para enganar as vítimas e obter informações pessoais ou financeiras
Roubo de identidade: ocorre quando informações pessoais são roubadas e usadas para cometer fraudes ou outros crimes
Ciberextorsão: exigir dinheiro para evitar um ataque ou liberar dados sequestrados, como no caso de ransomware
Ataques de ransomware: um tipo de ciberextorsão onde os dados da vítima são criptografados e um resgate é exigido para liberá-los
Roubo de dados financeiros: inclui o roubo de informações de pagamento, como números de cartão de crédito e acesso a criptomoedas
Invasão de sistemas: acesso não autorizado a computadores ou redes para roubar, alterar ou destruir dados
Espionagem cibernética: acesso não autorizado a dados governamentais ou corporativos para obter informações confidenciais
Em suma, a cibersegurança garante que as nossas redes, dispositivos e informações estejam seguros, avalia nossos processos além de educar os usuários ensinando-os boas práticas. Alguns cuidados que você, como usuário, deve ter:
Senhas fortes: use senhas únicas e complexas para suas contas, combinando caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas.
Separe os ambientes: procure usar senhas diferentes para cada ambiente/site, também não misture as credenciais corporativas com pessoais, assim o comprometimento da senha de um ambiente não afetará outros ambientes.
Atualizações regulares: mantenha seu software atualizado para corrigir vulnerabilidades tanto em ambientes corporativos quanto pessoais.
Desconfie de e-mails/links suspeitos: não clique em links ou baixe anexos de remetentes desconhecidos e sempre reporte qualquer atividade suspeita.
Não compartilhe informações pessoais ou confidenciais: seja cauteloso ao fornecer dados online.
Além disso, a Seti tem responsabilidades importantes:
Política de Segurança: a política de segurança estabelece diretrizes claras para proteger dados e sistemas. Isso inclui especificações sobre senhas, acesso a informações confidenciais e uso adequado dos recursos tecnológicos.
Treinamento dos funcionários: educar os colaboradores sobre boas práticas, por meio de campanhas de conscientização e simulações de ataques cibernéticos.
Monitoramento constante: utilizar sistemas de monitoramento para identificar atividades suspeitas, como a análise de logs, detecção de softwares maliciosos, alertas de segurança, além de ter um plano de ação para lidar com incidentes de segurança.
Lembre-se: todos nós somos responsáveis por manter o mundo digital seguro!