Bem-vindos à página de Inteligência Artificial Generativa da Secretaria de Tecnologia do TJPR!

 

A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da Inteligência Artificial (IA) que se concentra em criar sistemas capazes de produzir novos conteúdos, como textos jurídicos de forma autônoma. Em vez de simplesmente executar tarefas específicas com base em regras predefinidas, como em tipos clássicos de IA, os sistemas generativos aprendem a partir de gigantescos conjuntos de dados e podem gerar novos exemplos que se assemelham aos dados originais. 

No TJPR, a iniciativa objetiva explorar as possibilidades dessa tecnologia para melhorar os serviços e oferecer soluções inovadoras para os desafios do sistema judiciário.  

Atualmente, existem 03 (três) aplicações instaladas de maneira privativa na nuvem do TJPR, assim os dados que trafegam por tais aplicativos não são levados a conhecimento público, a menos que o usuário decida pegar o resultado do texto e o utilize em suas produções textuais.

A SETI e o TJPR estão comprometidos em utilizar a IA Generativa de forma ética e transparente, respeitando sempre os princípios da justiça e da equidade. Por essa razão, foi criada uma Política de Utilização de IA Generativa, com todas as diretrizes a serem seguidas.  

Explore nossa página para saber mais sobre como a IA generativa está transformando o ambiente jurídico e contribuindo para uma justiça mais eficiente e acessível para todos. 

A imagem possui um círculo azul escuro e dentro dele outro círculo verde com a frase “inteligência artificial generativa”. Ao lado direito há uma flecha com a frase “novos exemplos”, do lado esquerdo uma flecha com a frase “massa de dados” e baixo do círculo outra flecha com a palavra “prompt”. A imagem representa como funciona a inteligência artificial generativa.
Base dos ingredientes que compõe a IA Generativa.