Governança e Gestão de Tecnologia da Informação

 

a imagem com um fundo branco, com 3 setas em tons de azul e 3 setas em tons de verde, ilustra um diagrama que mostra a relação entre as funções de governança e gestão

Referência: Tribunal de Contas da União

 

A Governança de TI tem como foco avaliar e direcionar o uso da tecnologia da informação e comunicação para dar suporte à organização, bem como monitorar seu uso para realizar planos.

Na Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Governança de TI é responsável por prestar apoio e assessoramento estratégico, além de assegurar o alinhamento da secretaria com os objetivos da instituição. Dentre as atividades que executa, destacam-se: a coordenação de processos de elaboração de políticas e metodologias de TI, a promoção da disseminação de conhecimentos e da cultura de governança de TI e o planejamento de ações de melhoria gradual da maturidade de TI.

A Assessoria também propõe, acompanha e monitora a estratégia e os planos que orientam os trabalhos da SETI, bem como atua como facilitadora das atividades dos Comitês relacionados à tecnologia da informação e comunicação.

A Gestão de Tecnologia da Informação, por sua vez, trabalha intimamente ligada à governança, de modo a planejar e executar as atividades de tecnologia da informação e comunicação de acordo com as diretrizes traçadas. Na SETI, a Coordenadoria de Gestão Digital e Planejamento de TI opera na área de projetos, processos, contratações e segurança da informação. 

Nesta seção do portal, você encontrará as principais informações sobre governança e gestão da TI no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPR. 

Saiba mais sobre os Comitês e sobre todas as atribuições da Assessoria de Governança contidas no Decreto Judiciário nº 412/2022.