Evento comemorativo celebra instalação das Varas Empresariais Regionalizadas
EVENTO COMEMORATIVO CELEBRA INSTALAÇÃO DAS VARAS EMPRESARIAIS REGIONALIZADAS
Especialização abrange as cinco macrorregiões do estado do Paraná
Uma solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), no dia 5 de junho, celebrou a instalação de Varas Cíveis Empresariais Regionalizadas no estado. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube.
No discurso de abertura, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ressaltou o momento histórico para a Corte paranaense: “A concretização da instalação das Varas Regionais Empresariais é um sonho acalentado por muitos e que hoje se torna realidade”.
Autoridades presentes também celebraram a iniciativa e ressaltaram a importância da especialização no Paraná. “Essa ocasião é de fato muito significativa e foi muito esperada por toda a advocacia, especialmente a advocacia que atua no Direito Empresarial, Comercial e de Falências”, destacou a presidente da OAB-PR, Marilena Winter.
“Nós todos nos irmanamos felizes, todos os operadores da Justiça, professores da área, porque vemos o Poder Judiciário do Paraná olhando com empatia para a população do estado”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.
As varas especializadas terão competência regional para o julgamento dos casos relativos ao Direito Empresarial e já foram implantadas nas comarcas de Curitiba e de Ponta Grossa. A especialização também será implementada em Cascavel, Londrina e Maringá, abrangendo as cinco macrorregiões do estado.
Magistrados e servidores que foram designados para atuarem nas unidades judiciais passaram por uma capacitação conduzida pela Ejud-PR. “Promovemos um curso de 40 horas para debater questões práticas. Foi um curso muito bem avaliado pela escola e muito importante para magistrados e servidores, justamente para se adaptarem a essa nova linguagem e a esses novos temas”, explicou o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.
A solenidade no Tribunal Pleno contou ainda com a palestra do professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista da área Fábio Ulhôa Coelho, que analisou aspectos do Direito Empresarial e das varas especializadas. O palestrante também parabenizou a iniciativa do Judiciário paranaense. “Nós temos diversos formatos de especialização que estão sendo adotados pelos estados. Mas quero cumprimentar o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, porque, de todos os formatos que a gente vê, o do Paraná é o melhor de todos. Ele prevê uma concentração em cada juízo de toda matéria empresarial, prevê uma regionalização e ainda um curso de preparação para a equipe”, destacou Coelho.
Assista à Solenidade Comemorativa na íntegra.
Presenças
Compuseram a mesa de honra do evento: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti; o conselheiro nacional do Ministério Público, Fernando da Silva Comin; a presidente da OAB-PR, Marilena Winter; o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o professor da PUC-SP Fábio Ulhôa Coelho; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), Edson Vasconcelos.
Imagem de capa: foto do auditório Pleno com a mesa de autoridades no evento.