No encontro foi abordado o monitoramento das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos 

Retrato do desembargador Fernando Prazeres é aposto na galeria da 2ª Vice-Presidência

Legenda

RETRATO DO DESEMBARGADOR FERNANDO PRAZERES É APOSTO NA GALERIA DA 2ª VICE-PRESIDÊNCIA

Cerimônia reuniu autoridades, colegas, familiares e amigos do desembargador 

No dia 12 de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou a cerimônia de aposição do retrato do desembargador Fernando Antônio Prazeres na galeria da 2ª Vice-Presidência. Realizada no 2º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, a solenidade reuniu autoridades, colegas, familiares e amigos do desembargador. 

Emocionado, o desembargador Prazeres destacou a singularidade de atuar na 2ª Vice-Presidência e agradeceu a homenagem. “A nossa cosmovisão se altera completamente. Você encara uma realidade muito distinta do que estava acostumado no dia a dia. O que mais me marcou, foi realmente entender o conceito de cidadania, entender os conceitos de mediação, conciliação e Justiça Restaurativa. Isso funciona e dá resultado. Agradeço de coração a presença de todos e a oportunidade de ter o meu retrato colocado aqui na galeria da 2ª Vice”, afirmou o desembargador.  

Em seu discurso, a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, enalteceu a trajetória do magistrado e a sua atuação na Cúpula do TJPR. “Vejo no desembargador Prazeres um colega que  compartilha de uma visão inovadora e um especial cuidado com o jurisdicionado. Sua imagem, agora nesta galeria, simboliza a continuidade de um trabalho sério e dedicado ao aprimoramento do serviço público. Vossa excelência é um magistrado vocacionado e personifica o compromisso com a excelência do Judiciário”, afirmou a presidente. 

O atual 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, também agradeceu o trabalho realizado pelo desembargador Prazeres. “A estrutura deixada foi fundamental para viabilizar a continuidade do processo de aperfeiçoamento da política pública de tratamento adequado dos conflitos, do sistema de Juizados Especiais e dos projetos de cidadania deste Tribunal. Expresso a minha admiração e gratidão por seu empenho, sensibilidade e compromisso, certo que sua atuação servirá de inspiração para todos os magistrados e servidores do TJPR”, ressaltou o 2º vice. 

Carreira 

Fernando Antônio Prazeres ingressou na magistratura em 25 de junho de 1990, após concurso público, e atuou nas comarcas de Wenceslau Brás, Palotina, Tomazina, Castro, Londrina e Curitiba. Foi juiz-auxiliar da Corregedoria por 4 anos e juiz-auxiliar da Presidência por 2 anos.   

Em 19 de janeiro de 2015, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do TJPR. Atuou na 14ª e 18ª Câmaras Cíveis e atualmente é titular da 1ª Câmara Criminal. Foi coordenador pedagógico e diretor da Escola da Magistratura do Paraná.  

Durante o biênio 2023/2024, exerceu o cargo de 2º vice-presidente do TJPR. Foi agraciado duas vezes com o prêmio “Conciliar é Legal” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR desde 2019  e membro da Comissão Nacional desde 2023.