Desembargadora Ana Lúcia Lourenço é eleita Corregedora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. - CEVID
Na última segunda-feira (11 de novembro), durante sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foi definida a nova cúpula diretiva da Corte para o biênio 2025-2026. A desembargadora Ana Lúcia Lourenço, atual Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPR, foi eleita Corregedora da Justiça. Ainda, a desembargadora Lidia Maejima foi eleita Presidente do Tribunal, sendo a primeira mulher eleita ao cargo, após a gestão consecutiva de 57 homens. Também foram eleitos para a cúpula: o desembargador Lee Swain Filho como 1º vice-presidente; o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente; e o desembargador Fernando Wolff Bodziak como corregedor-geral da Justiça. O novo ouvidor-geral será o des. Ruy Alves Henriques Filho e o ouvidor será o des. José Américo Penteado de Carvalho.
Na ocasião, a desmebargadora Ana Lúcia proferiu palavras de agradecimento pelo apoio e pela confiança em seu trabalho, como também salientou a importância da conquista alcançada. “É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de corregedor no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Assumo o compromisso de fazer o melhor possível nessa gestão que será realizada com muito diálogo com todos os colegas e jurisdicionados”, ressaltou a corregedora eleita.
A desembargadora Ana Lúcia Lourenço possui uma carreira dedicada à defesa dos direitos humanos, à promoção da igualdade e ao combate à discriminação. Sua eleição para o cargo de Corregedora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná constitui um passo importante na continuidade de seu trabalho em prol da modernização e do aprimoramento dos processos internos do Judiciário, com ênfase na ética e na eficiência. Além disso, trata-se de um marco significativo para o Judiciário estadual, que representa uma fase de renovação e fortalecimento da administração da Justiça na região.