Processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

 

Os Processos de TIC do TJPR estão mapeados e documentados em um diretório público para acesso externo via SharePoint (link para um novo site) e podem ser visualizados nas respectivas pastas daquela página.

 

Documentos dos Processos de TIC (link nova janela)

Documentos dos Processos de TIC (link nova janela)

 

🌐 Resolução nº 370 do CNJ publicado em 28/01/2021 (link para outro site)

 

A seguir são listados os Processos de TIC que estão documentados pelo DTIC, conforme recomendações da Resolução CNJ nº 370/2021 e das boas práticas de TI do framework ITIL v3.

 

Governança e Gestão de TIC

Processos de Trabalho Versão Data publicação Responsável
Gerenciamento de Contratos de TIC    

Divisão de Gestão de Contratação de TIC

Gerenciamento de Projetos de TIC 1.0 01/07/2022

Divisão de Projetos e Processos de TIC

Gestão de Demandas de TIC 1.2 07/02/2019 Divisão de Projetos e Processos de TIC
Gestão de Riscos de TIC 1.3 04/08/2022 Assessoria de Governança de TIC
Gestão do iGovTIC-JUD 1.0 13/12/2022 Assessoria de Governança de TIC
Gestão do Plano de Capacitação dos Servidores de TIC 2.0 09/03/2023

Assessoria Técnica do DTIC

Gestão por Competências do DTIC 1.0 09/03/2023

Assessoria Técnica do DTIC

Gestão Orçamentária de TIC 1.3 31/08/2022

Assessoria de Governança de TIC

     

 

 

Segurança da Informação e Proteção de Dados

Processos de Trabalho Versão Data publicação Responsável
Gerenciamento de Backup e Restore 1.2 28/06/2019

Divisão de Sustentação

Gestão do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais     Divisão de Gestão de Segurança de TIC
       
       

 

Desenvolvimento de Soluções e Aplicações

Processos de Trabalho Versão Data publicação Responsável
Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS 1.0 05/07/2022

Divisão de Desenvolvimento

Metodologia de Sustentação de Software - MSS     Divisão de Sustentação
       
       

 

Infraestrutura e Serviços

Processos de Trabalho Versão Data publicação Responsável
Central de Serviços de TIC 1.1 07/02/2019 Divisão de Atendimento
Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade 0.1 14/07/2022 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço 0.1 05/07/2022 Divisão de Projetos e Processos de TIC
Gerenciamento de Eventos 0.1 25/07/2022 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Incidentes e de Cumprimento de Requisição 0.1 06/07/2022 Divisão de Atendimento
Gerenciamento de Mudança, Liberação e Implantação 0.1 07/07/2022 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Níveis de Serviço 0.1 08/07/2022 Assessoria de Governança de TIC
Gerenciamento de Portfólio de Serviços 0.1 22/07/2022 Assessoria de Governança de TIC
Gerenciamento de Problemas 0.1 05/07/2022 Divisão de Sustentação
Gerenciamento do Catálogo de Serviços 0.1 08/07/2022 Divisão de Atendimento
Gerenciamento do Conhecimento 0.1 18/07/2022 Divisão de Qualidade
Gerenciamento de Continuidade     Divisão de Gestão de Segurança de TIC
Pesquisa de Satisfação de Usuários de TIC 1.2 28/06/2019 Assessoria de Governança de TIC
       

 

Resolução CNJ nº 370/2021:

Seção V - Das Estruturas Organizacionais e Macroprocessos

Art. 21. Cada órgão deverá constituir e manter estruturas organizacionais adequadas e compatíveis de acordo com a demanda de TIC considerando, no mínimo, os seguintes macroprocessos:

I – Governança e Gestão de TIC:

a) planejamento e gestão;
b) transformação digital, inovação e colaboração;
c) orçamentária;
d) aquisições e contratações de soluções;
e) projetos e processos;
f) gestão de competência, de capacitação e reconhecimento; e
g) comunicação e divulgação.

II – Segurança da Informação e Proteção de Dados:

a) incidentes de segurança;
b) riscos;
c) continuidade de serviços essenciais; e
d) segurança dos serviços em nuvem.

III – Desenvolvimento de Soluções e Aplicações:

a) escopo e requisitos;
b) arquitetura;
c) processos de desenvolvimento e sustentação; e
d) ciclo de vida de desenvolvimento seguro.

IV – Infraestrutura e Serviços:

a) disponibilidade;
b) capacidade;
c) ativos de infraestrutura, de tecnologia da informação e de telecomunicação corporativas;
d) catálogo;
e) requisições;
f) incidentes;
g) central de serviços; e
h) atendimento, experiência e satisfação do usuário.

Art. 22. As estruturas organizacionais de que tratam o caput deverão privilegiar a departamentalização por função e possuir níveis hierárquicos de decisão, quais sejam estratégicos ou institucionais, táticos ou gerenciais, e operacionais, a fim de garantir a plena execução dos macroprocessos.

Art. 23. A estrutura organizacional, o quadro permanente de servidores, a gestão de ativos e os processos de gestão de trabalho da área de TIC de cada órgão deverão estar adequados às melhores práticas para as atividades consideradas como estratégicas. Deve-se observar sempre as diretrizes tanto na definição da estrutura organizacional de TIC, como nos papéis, responsabilidades e revisão bienal, compatibilizando a estrutura com as demandas estabelecidas.

Parágrafo único. A coordenação dos macroprocessos de TIC e as funções gerenciais deverão ser executadas preferencialmente por servidores do quadro permanente do órgão e em regime de dedicação exclusiva.