- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
-
02. Plano Capacitação TIC
-
02. Plano Contratações TIC
- 02. Plano Diretor TIC
- 03. iGovTIC-JUD
- 03. Indicadores TIC
- 03. Pesquisa Satisfação TIC
-
04. Processos de TIC
- 01. Governança e Gestão de TIC
- 02. Segurança da Informação e Proteção de Dados
-
03. Desenvolvimento de Soluções e Aplicações
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
- Arquitetura de Desenvolvimento Java
-
Modelo Conceitual de Classes
-
Modelo de Atividades
- Modelo de Banco de Dados
-
Modelo de Caso de Uso
- Modelo de Classes
-
Modelo de Componentes
-
Modelo de Implantação
-
Modelo de Instâncias
-
Modelo de Interação
-
Modelo de Máquina de Estados
- Padrão de Interface Web de Sistema com o Usuário
- Orientações de trabalho Desenvolvimento de Software
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
- 4.02. Sustentação de Software
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
04. Infraestrutura e Serviços
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
3.04. Processo de Backup / Restore
-
5.01. Central de Serviços TIC
-
5.02. Gerenciamento de Problemas TIC
-
5.03. Gerenciamento de Mudanças TIC
-
5.04. Gerenciamento de Liberação e Implantação TIC
-
5.05. Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviços TIC
-
5.06. Gerenciamento do Catálogo de Serviços TIC
-
5.07. Gerenciamento de Nível de Serviço TIC
-
6.01. Pesquisa Satisfação Usuários de TIC
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
Ferramentas para Mapeamento de Processos de TIC
-
Processo Organizar Reuniões TIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
- Atendimento a Usuários
-
BI e Relatórios TIC
-
Catálogo de Serviços de TIC
- Modelos e sobre TI
- Normativos TIC
-
Rede sem fio (Wi-Fi)
- Videoconferência
Quando usar?
- Casos onde a inclusão possui uma bifurcação (dois caminhos distintos dependendo do valor de um campo qualquer);
- Quando houver muitos campos ou situações, e a aprendizagem for difícil;
- Para executar uma tarefa complexa que é pouco utilizada;
- É mais recomendado para inclusão, porém é recomendado um estudo prévio pra verificar se uma tela normal não é mais eficiente para edição/exclusão;
- É recomendado o estudo de cada caso, pois pode ser interessante implementar também uma tela de edição simples, para quem não quiser usar o wizard; (usuários avançados).
Layout
- Um wizard pode ser apresentado tanto na tela principal como no formato de tela modal (para casos de cadastros específicos dentro de outros cadastros, ex: endereço);
- Os passos devem ficar numa área reservada a eles, à esquerda:
- Apresentar todos os passos previamente;
- Descrição de cada passo somente com texto (sem ícone, ou bolinha!);
- Destacar passo corrente com negrito;
- Informar os passos que já passaram com um V (check) em frente (antes) da descrição do passo;
- Para os casos com bifurcações em que um caminho tem mais passos que outro, mostrar o maior número, e considerar os passos a mais como já vencidos, quando atingir um ponto comum;
Caminho A: 1 2 3 4 5 Caminho B: 1 4 5
Mostrado no Caminho B primeiro passo : 1 2 3 4 5 (amarelo -> passo atual; vermelho-> passos a serem executados)
Mostrado no Caminho B no passo seguinte: 1 2 3 4 5 (verde -> passo já efetuado; )
Título da tela
- Deve estar sobre uma linha que vai até 50% da tela, como no layout padrão das demais telas;
- Deve descrever o passo corrente.
Fluxo
- As telas que compõem o wizard devem estar encadeadas através de botões “Próximo” e “Anterior”;
- Deve constar o botão “Cancelar” em todas as telas, com a opção de fechar o wizard em questão, cancelando todas as operações já realizadas previamente;
- Para os casos de inclusão/ alteração/ exclusão através do wizard, na tela principal, o término do mesmo ou a operação do botão “Cancelar” deve retornar para a Tela de Pesquisa do objeto em questão, ou à Tela Inicial caso o mesmo tenha sido acessado diretamente através do menu;
- Quando se tratar de wizard em Tela Modal, o encerramento descrito acima deve fechar a janela modal e retornar ao cadastro principal.