- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
- 03. Indicadores e Metas de TIC
-
04. Processos de TIC
-
1.01. Contratação de STIC
-
1.02. Processo do PETIC
-
1.03. Processo do PDTIC
-
1.04. Capacitação de TIC
-
1.05. Processo do PAT
-
1.06. Orçamentos de TIC
-
2.01. Gestão de Demandas TIC
-
2.02. Gestão de Projetos TIC
-
2.03. Gestão de Contratos TIC
-
3.01. Gestão de Riscos TIC
-
3.02. Continuidade de Serviços TIC
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
3.04. Processo de Backup / Restore
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
- Arquitetura de Desenvolvimento Java
-
Modelo Conceitual de Classes
-
Modelo de Atividades
- Modelo de Banco de Dados
-
Modelo de Caso de Uso
- Modelo de Classes
-
Modelo de Componentes
-
Modelo de Implantação
-
Modelo de Instâncias
-
Modelo de Interação
-
Modelo de Máquina de Estados
- Padrão de Interface Web de Sistema com o Usuário
- Orientações de trabalho Desenvolvimento de Software
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
-
4.02. Sustentação de Software
-
5.01. Central de Serviços TIC
-
5.02. Gerenciamento de Problemas TIC
-
5.03. Gerenciamento de Mudanças TIC
-
5.04. Gerenciamento de Liberação e Implantação TIC
-
5.05. Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviços TIC
-
5.06. Gerenciamento do Catálogo de Serviços TIC
-
5.07. Gerenciamento de Nível de Serviço TIC
-
6.01. Pesquisa Satisfação Usuários de TIC
-
6.02. Organizar Reuniões de TIC
-
Ferramentas para Mapeamento de Processos de TIC
-
sobre Processo de TI
-
1.01. Contratação de STIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
-
Base de Conhecimento
- Capacitação de TIC
-
Normativos CNJ
-
Normativos DTIC
- Publicações de TIC
-
Rede sem fio (Wi-Fi)
-
Relatório Atividades DTIC
- Videoconferência
Considerando elementos da modelagem estrutural básica e a abstração obtida a partir do Modelo Conceitual do Diagrama de Classes, um Modelo de Classe foi constituído, considerando uma Visão de Projeto.
Definições técnicas a nível de implementação (hierarquia de classe, navegabilidade, multiplicidade e inclusão de novas classes para garantir funcionalidade da aplicação) foram incluídas com o objetivo de transformar o Modelo Conceitual do Diagrama de Classes em um Modelo de Classes “completo”. Desta maneira, o Modelo Conceitual do Diagrama de Classes foi utilizado como ferramenta para facilitar o processo de abstração da estrutura estática do sistema, considerando a modelagem dos objetos de dados.
Definições técnicas a nível de implementação (hierarquia de classe, navegabilidade, multiplicidade e inclusão de novas classes para garantir funcionalidade da aplicação) foram incluídas com o objetivo de transformar o Modelo Conceitual do Diagrama de Classes em um Modelo de Classes “completo”. Desta maneira, o Modelo Conceitual do Diagrama de Classes foi utilizado como ferramenta para facilitar o processo de abstração da estrutura estática do sistema, considerando a modelagem dos objetos de dados.
Organização Física do Diagrama de Classes
Ao especificar um diagrama de classes é conveniente atentar para os seguintes itens:- Dê-lhe um nome capaz de comunicar seu propósito.
- Distribua seus elementos para minimizar o cruzamento de linhas.
- Organize seus elementos espacialmente, de maneira que classes relacionadas entre si apareçam fisicamente próximas.
- Use notas explicativas e cores como indicações visuais e chamar atenção para características importantes do diagrama.