- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
-
02. Plano Capacitação TIC
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02. Plano Continuidade SE TIC
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02. Plano Contratações TIC
- 02. Plano Diretor TIC
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02. Plano Riscos TIC
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02. Plano Transformação Digital
- 03. iGovTIC-JUD
- 03. Indicadores TIC
- 03. Pesquisa Satisfação TIC
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04. Processos de TIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
- Atendimento a Usuários
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BI e Relatórios TIC
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Catálogo de Serviços de TIC
- Modelos e sobre TI
- Normativos TIC
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Rede sem fio (Wi-Fi)
- Videoconferência
PROCESSO: Gerenciamento de Demandas de TIC
Uma demanda não gerenciada de forma eficiente é um grande risco, pois gera incerteza quanto a seu resultado. Capacidade em excesso agrega custos desnecessários que não geram valor; por outro lado, capacidade insuficiente causa impacto no serviço oferecido e nos limites de crescimento deste serviço (ILUMNA, 2008). O gerenciamento de demanda analisa, rastreia, monitora e documenta os padrões de atividades do negócio para prever as demandas atuais e futuras por serviços.
São desafios para a implantação do Gerenciamento de Demandas no Serviço Público os seguintes itens:
- Demandas políticas;
- Excesso de pequenas demandas;
- Prioridades altíssimas;
- Não existe preocupação com custo;
- Mais de um gestor por demanda;
- Falta de formalidade;
- Falta de histórico;
- Cultura organizacional conservadora;
O objetivo deste processo é compreender e influenciar a demanda dos usuários ou clientes de TI de forma a garantir que haja capacidade de entrega dos serviços.
Pretende-se:
- Monitorar todas as demandas de TIC;
- Monitorar a capacidade (RH e Infraestrutura);
- Gerenciar recursos do processo;
- Priorizar projetos;
- Exclusão do monitoramento das atividades;
Informações detalhadas sobre o processo:
- Documento descritivo:
Documentação do Processo GESTAO DE DEMANDAS DE TIC (formato .pdf, tamanho 1.4 MB)
- Fluxos do Processo:
Diagrama Gerenciar Demandas de TIC (link para novo site)
Diagrama Elaborar Análise de Viabilidade de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Planejar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Executar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Gerenciar Requisitos de TIC (subprocesso) (link para novo site)
- Referências:
- MGPP-SISP. Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. – Brasília: MP, 2013.
- ILUMNA. Consultoria e Sistemas. Treinamento para certificação em fundamentos ITIL. São Paulo: Ilumna, 2008.