- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
-
02. Plano Capacitação TIC
-
02. Plano Contratações TIC
- 02. Plano Diretor TIC
- 03. iGovTIC-JUD
- 03. Indicadores TIC
- 03. Pesquisa Satisfação TIC
-
04. Processos de TIC
- 01. Governança e Gestão de TIC
- 02. Segurança da Informação e Proteção de Dados
-
03. Desenvolvimento de Soluções e Aplicações
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
- Arquitetura de Desenvolvimento Java
-
Modelo Conceitual de Classes
-
Modelo de Atividades
- Modelo de Banco de Dados
-
Modelo de Caso de Uso
- Modelo de Classes
-
Modelo de Componentes
-
Modelo de Implantação
-
Modelo de Instâncias
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Modelo de Interação
-
Modelo de Máquina de Estados
- Padrão de Interface Web de Sistema com o Usuário
- Orientações de trabalho Desenvolvimento de Software
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
- 4.02. Sustentação de Software
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
04. Infraestrutura e Serviços
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
3.04. Processo de Backup / Restore
-
5.01. Central de Serviços TIC
-
5.02. Gerenciamento de Problemas TIC
-
5.03. Gerenciamento de Mudanças TIC
-
5.04. Gerenciamento de Liberação e Implantação TIC
-
5.05. Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviços TIC
-
5.06. Gerenciamento do Catálogo de Serviços TIC
-
5.07. Gerenciamento de Nível de Serviço TIC
-
6.01. Pesquisa Satisfação Usuários de TIC
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
Ferramentas para Mapeamento de Processos de TIC
-
Processo Organizar Reuniões TIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
- Atendimento a Usuários
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BI e Relatórios TIC
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Catálogo de Serviços de TIC
- Modelos e sobre TI
- Normativos TIC
-
Rede sem fio (Wi-Fi)
- Videoconferência
PROCESSO: Gerenciamento de Demandas de TIC
Uma demanda não gerenciada de forma eficiente é um grande risco, pois gera incerteza quanto a seu resultado. Capacidade em excesso agrega custos desnecessários que não geram valor; por outro lado, capacidade insuficiente causa impacto no serviço oferecido e nos limites de crescimento deste serviço (ILUMNA, 2008). O gerenciamento de demanda analisa, rastreia, monitora e documenta os padrões de atividades do negócio para prever as demandas atuais e futuras por serviços.
São desafios para a implantação do Gerenciamento de Demandas no Serviço Público os seguintes itens:
- Demandas políticas;
- Excesso de pequenas demandas;
- Prioridades altíssimas;
- Não existe preocupação com custo;
- Mais de um gestor por demanda;
- Falta de formalidade;
- Falta de histórico;
- Cultura organizacional conservadora;
O objetivo deste processo é compreender e influenciar a demanda dos usuários ou clientes de TI de forma a garantir que haja capacidade de entrega dos serviços.
Pretende-se:
- Monitorar todas as demandas de TIC;
- Monitorar a capacidade (RH e Infraestrutura);
- Gerenciar recursos do processo;
- Priorizar projetos;
- Exclusão do monitoramento das atividades;
Informações detalhadas sobre o processo:
- Documento descritivo:
Documentação do Processo GESTAO DE DEMANDAS DE TIC (formato .pdf, tamanho 1.4 MB)
- Fluxos do Processo:
Diagrama Gerenciar Demandas de TIC (link para novo site)
Diagrama Elaborar Análise de Viabilidade de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Planejar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Executar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Gerenciar Requisitos de TIC (subprocesso) (link para novo site)
- Referências:
- MGPP-SISP. Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. – Brasília: MP, 2013.
- ILUMNA. Consultoria e Sistemas. Treinamento para certificação em fundamentos ITIL. São Paulo: Ilumna, 2008.