- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
-
02. Plano Capacitação TIC
-
02. Plano Contratações TIC
- 02. Plano Diretor TIC
- 03. iGovTIC-JUD
- 03. Indicadores TIC
- 03. Pesquisa Satisfação TIC
-
04. Processos de TIC
- 01. Governança e Gestão de TIC
- 02. Segurança da Informação e Proteção de Dados
-
03. Desenvolvimento de Soluções e Aplicações
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
- Arquitetura de Desenvolvimento Java
-
Modelo Conceitual de Classes
-
Modelo de Atividades
- Modelo de Banco de Dados
-
Modelo de Caso de Uso
- Modelo de Classes
-
Modelo de Componentes
-
Modelo de Implantação
-
Modelo de Instâncias
-
Modelo de Interação
-
Modelo de Máquina de Estados
- Padrão de Interface Web de Sistema com o Usuário
- Orientações de trabalho Desenvolvimento de Software
-
Diretrizes Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
- 4.02. Sustentação de Software
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
04. Infraestrutura e Serviços
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
3.04. Processo de Backup / Restore
-
5.01. Central de Serviços TIC
-
5.02. Gerenciamento de Problemas TIC
-
5.03. Gerenciamento de Mudanças TIC
-
5.04. Gerenciamento de Liberação e Implantação TIC
-
5.05. Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviços TIC
-
5.06. Gerenciamento do Catálogo de Serviços TIC
-
5.07. Gerenciamento de Nível de Serviço TIC
-
6.01. Pesquisa Satisfação Usuários de TIC
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
Ferramentas para Mapeamento de Processos de TIC
-
Processo Organizar Reuniões TIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
- Atendimento a Usuários
-
BI e Relatórios TIC
-
Catálogo de Serviços de TIC
- Modelos e sobre TI
- Normativos TIC
-
Rede sem fio (Wi-Fi)
- Videoconferência
(atualizado em Maio de 2022)
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Segundo definições baseadas no framework COBIT (ISACA) na prática,
"a Governança de TI se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da organização".
GOVERNANÇA DE TI é o sistema pelo qual o uso atual e a futuro da TI é dirigido e controlado.
Significa avaliar e direcionar o uso da TIC para dar suporte à organização e monitorar o seu uso para realizar planos.
Inclui a estratégia e as políticas de uso da TIC dentro de uma organização.
GESTÃO DE TI é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades de TIC em consonância com a direção definida pela função de governança a fim de atingir os objetivos corporativos (ISACA, 2012). (fonte: SISP 2016, páginas 18 e 19 de 64)
MAPA ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (2021 - 2026)
"Ferramenta que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia da organização. Traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho organizacionais." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)
Fonte: PETIC 2021-2026 vs 2.0 via SEI!TJPR nº 0115791-43.2020.8.16.6000 documento nº 6493755 (atualizado em 15/06/2021)
Missão do DTIC
Prover o judiciário paranaense de soluções tecnológicas efetivas para que cumpra a sua função institucional.
"A missão representa a razão da existência de uma organização/departamento, ou seja, o que a organização faz, por que faz, para quem ela atua e visando a produzir qual impacto na sua clientela. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por quê ou para quê existimos?”. (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão).
Visão do DTIC
Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.
"A visão de futuro é a expressão que traduz a situação futura desejada para a instituição ou departamento." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)
Valores do DTIC
► Transparência ► Ética ► Justiça ► Inovação ► Celeridade ► Eficiência ► Acessibilidade ► Segurança
Os valores de TIC são os mesmos definidos para a instituição do TJPR:
- Transparência – tornar pública sua atuação e dar visibilidade no desempenho de seus atos e atribuições;
- Ética – agir sob a égide de princípios como boa-fé, honestidade, lealdade e dignidade;
- Celeridade – dar soluções eficientes e no menor tempo possível aos litígios;
- Acessibilidade – criar as condições para o acesso à Justiça e a promoção da efetiva tutela dos direitos fundamentais;
- Justiça – praticar e assegurar o respeito à igualdade e a preservação dos direitos;
- Inovação – explorar com sucesso novas ideias, buscando revolucionar cenários e provocar mudanças positivas;
- Eficiência – utilizar racionalmente os recursos para maximizar a probabilidade de alcance de resultados.
Artefatos
⬇️ Artefato sobre Guia de Governança de TIC no TJPR (formato pdf, 1.2 Mb)
⬇️ Guia de Governança de TIC no SISP vs 2.0 (formato pdf, 1Mb) (publicado em 26/07/2017)
🌐 Planejamento Estratégico do TJPR (link nova janela)
☰ Plano Estratégico de TIC (PETIC até 2020) ( ver documentos no menu lateral )
☰ Plano Diretor de TIC (PDTIC) ( ver documentos no menu lateral )