- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
-
02. Plano Capacitação TIC
-
02. Plano Continuidade SE TIC
-
02. Plano Contratações TIC
- 02. Plano Diretor TIC
-
02. Plano Riscos TIC
-
02. Plano Transformação Digital
- 03. iGovTIC-JUD
- 03. Indicadores TIC
- 03. Pesquisa Satisfação TIC
-
04. Processos de TIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
- Atendimento a Usuários
-
BI e Relatórios TIC
-
Catálogo de Serviços de TIC
- Modelos e sobre TI
- Normativos TIC
-
Rede sem fio (Wi-Fi)
- Videoconferência
PETIC - Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação
Segundo o conceito de Planejamento Estratégico:
“Processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas." (Peter F. Drucker, 1984, Introdução à Administração)
Para o DTIC seguem as definições para Missão, Visão e Valores definidos no Planejamento Estratégico de TIC (PETIC) ciclo de 2015 a 2020:
Missão:
Prover o judiciário paranaense de soluções tecnológicas efetivas para que cumpra a sua função institucional.
Visão:
Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.
Valores:
► Transparência ► Ética ► Justiça ► Inovação ► Celeridade ► Eficiência ► Acessibilidade ► Segurança
Objetivos Estratégicos
"São os fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem elo entre as diretrizes de uma instituição e seu referencial estratégico. Traduzem, consideradas as demandas e expectativas dos clientes, os desafios a serem enfrentados pela organização num determinado período." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)
Objetivos Estratégicos de TIC (OE) |
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OE-1. Aperfeiçoar as competências gerenciais e técnicas de pessoal de TIC Planejamento básico que vise à capacitação do corpo funcional de TIC (técnica e gerencial), melhorando a produtividade e o clima organizacional. |
OE-2. Prover infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas Instrumentalizar a área de TI para suportar as demandas do órgão por meio da adequação e modernização da infraestrutura e parque tecnológico, bem como adotar sistemas e serviços específicos. |
OE-3. Aprimorar a gestão orçamentária e financeira de TIC Garantir a utilização adequada dos recursos orçamentários de TIC, por meio de adoção de práticas que permitam o planejamento, a execução, a transparência e a medição da efetividade de sua aplicação. |
OE-4. Aperfeiçoar a governança e a gestão de TIC Criar um modelo de gestão de governança de TIC baseado nas melhores práticas do mercado, adequando-se à realidade do TJPR. |
OE-5. Aprimorar as contratações de TIC Utilização adequada dos recursos financeiros de TIC, por meio de adoção de práticas de gestão de contratações de TIC, e a aderência às diretrizes da resolução CNJ nº 182 de 17 de outubro de 2013 para Contratações de Soluções de TIC. |
OE-6. Promover a adoção de padrões tecnológicos Implantar práticas de mercado que atendam a todo o ciclo de vida dos sistemas de informação, buscando a uniformização de procedimentos, metodologias, e também quando possível buscar a padronização para software e hardware. |
OE-7. Aprimorar e fortalecer a integração e a interoperabilidade de sistemas de informação Garantir a aderência às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 03 de 16 de abril de 2013, que institui o Modelo Nacional de Interoperabilidade entre o Poder Judiciário e Ministério Público, para os Sistemas Judiciais do TJPR (Projudi e PJe). |
OE-8. Aprimorar a segurança da informação de TIC Criar, promover e manter normas de segurança da informação para TIC a partir de um processo de análise de riscos e envolvendo um comitê multidisciplinar dedicado. |
OE-9. Primar pela satisfação dos usuários de TIC Assegurar a agilidade e eficácia no atendimento dos serviços de TIC garantindo a satisfação dos usuários. |
Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR
Indicadores
"Os indicadores são padrões utilizados para avaliar e comunicar um desempenho alcançado frente a um resultado esperado. Possuem, sempre, unidades de medidas associadas, a exemplo de quantidade, percentual, dias, etc." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)
Indicadores Estratégicos de TIC (IE) |
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IE-1.1. Índice de Aplicação do Plano Anual de Capacitação Percentual de execução do Plano Anual de Capacitação. |
IE-2.1. Índice de implantação do DATACENTER 1 Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala Cofre) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade. |
IE-2.2. Índice de implantação do DATACENTER 2 Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala Segura) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade. |
IE-3.1. Índice de execução do Plano Orçamentário de TIC Percentual de Execução do Orçamento de TIC. |
IE-4.1. Índice de Governança de TI (iGovTI) Grau de cumprimento das Nível de maturidade de governança e gestão de TIC conforme diretrizes iGovTI do TCU. |
IE-5.1. Índice de execução do Plano de Contratações de TIC Percentual de execução do Plano de Contratações de TIC. |
IE-6.1. Índice de formalização da Metodologia de desenvolvimento e de sustentação de Software Formalização da metodologia de desenvolvimento e de sustentação de software. |
IE-7.1. Índice de aderência dos Sistemas Judiciais ao MNI Percentual de aderência dos sistemas judiciais ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI). |
IE-8.1. Índice de formalização da Gestão de Riscos Formalização de um processo de Gestão de Riscos em TIC. |
IE-9.1. Índice de Satisfação dos Usuários de TIC Percentual de Satisfação dos usuários Internos de TIC. |
Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR
Metas
"As metas representam os níveis de desempenho ou de melhoria requeridos para o alcance de um objetivo estratégico, servindo como vínculo entre este e os colaboradores da organização." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão).
Matriz com Objetivos, Indicadores, e Metas estratégicas para TIC
O.E. |
Indicadores |
Metas | |||||
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2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | ||
OE-1. | IE-1.1. Índice de Aplicação do Plano Anual de Capacitação | ** | 70% | 75% | 80% | 85% | 90% |
OE-2. | IE-2.1. Índice de implantação do DATACENTER 1 | ** | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% |
OE-2. | IE-2.2. Índice de implantação do DATACENTER 2 | ** | 5% | 60% | 100% | 100% | 100% |
OE-3. | IE-3.1. Índice de execução do Plano Orçamentário de TIC | ** | 80% | 85% | 88% | 90% | 95% |
OE-4. | IE-4.1. Índice de Governança de TI (iGovTI) | ** | Intermediário | Intermediário | Intermediário | Avançado | Avançado |
OE-5. | IE-5.1. Índice de execução do Plano de Contratações de TIC | ** | 80% | 85% | 88% | 90% | 95% |
OE-6. | IE-6.1. Índice de formalização da Metodologia de Desenvolvimento e de Sustentação de Software | ** | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% |
OE-7. | IE-7.1. Índice de aderência dos Sistemas Judiciais ao MNI | ** | 80% | 85% | 90% | 95% | 100% |
OE-8. | IE-8.1. Índice de formalização da Gestão de Riscos | ** | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% |
OE-9. | IE-9.1. Índice de Satisfação dos Usuários de TIC | ** | 80% | 85% | 88% | 90% | 95% |
Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR
Observação: (**) As metas foram definidas no final de 2015, desta forma ausentes para este ano.
Iniciativas Estratégicas
"Conjunto de ações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos e ao preenchimento das lacunas de desempenho existentes entre a performance atual e as metas futuras. Elas se diferenciam dos objetivos estratégicos e da rotina organizacional:
– por serem mais específicas;
– por terem começo e fim predeterminados;
– por terem pessoas ou equipes alocados para a sua execução, bem como verba preestabelecida, se necessário."
(TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)
As Iniciativas estratégicas foram apresentadas na página de Portfólio de Projetos do Portal de Governança de TIC do DTIC no TJPR.
(atualizado em Maio/2020)
1ª REVISÃO do PETIC 2015-2020 (vs1.3 de 06/06/2016) :
Aprovado pelo Presidente Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos em 28/09/2016 e publicado no eDJ 1896 em 03/10/2016 (SEI 0014991-46.2016.8.16.6000)
Documento PETIC 2015-2020 (vs 1.3) (formato .pdf, tamanho 1.3 MB)
Publicação eDJ 1899/2016 sobre Definição dos Sistemas Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 198 kB) (SEI 0040087-63.2016.8.16.6000)
Documento completo com PETIC 2015-2020 (vs1.3) e PDTIC 2016 (vs1.3) (formato .pdf, tamanho 3.2 MB)
Slides da apresentação da 1ª Revisão do PETIC 2015-2020 (vs 1.3) e PDTIC (vs 1.3) ao NCI e DPLAN (formato .pdf, tamanho 2.1 MB) (realizado em 18/03/2016)
Slides da apresentação PETIC 2015-2020 (vs 1.2) aos colaboradores do DTIC (formato .pdf, tamanho 3.5 MB) (realizado 14/03/2016)
1ª PUBLICAÇÃO do PETIC 2015-2020 (vs1.0 de 16/11/2015):
Aprovado pelo Presidente Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos em 16/12/2015 e sem publicação no eDJ (SEI 0071984-46.2015.8.16.6000)
Documento PETIC 2015-2020 (vs1.0) (formato .pdf, tamanho 1 MB)
Despacho Presidente com aprovação do PETIC 2015-2020 (vs1.0) (formato .pdf, tamanho 85 kB)
Slides apresentação sobre PETIC 2015-2020 (vs 1.0) (formato .pdf, tamanho 1.6 MB) (realizado em 25/11/2015)