PROCESSO: Gerenciamento de Projetos de TIC

O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio. São 5 grupos de processos:

  1. Início;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e Controle;
  5. Encerramento;

O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de 10 áreas:

  1. Gerenciamento da Integração;
  2. Gerenciamento de Escopo;
  3. Gerenciamento de Custos;
  4. Gerenciamento de Qualidade;
  5. Gerenciamento das Aquisições;
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos;
  7. Gerenciamento das Comunicações;
  8. Gerenciamento de Risco;
  9. Gerenciamento de Tempo;
  10. Gerenciamento das Partes Interessadas;

É claro que todos os gerenciamentos dizem respeito a isso. Mas o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto. O valor desse foco é comprovado pelo rápido crescimento em todo mundo do gerenciamento de projetos.

Um PROJETO difere de uma OPERAÇÃO por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim (diferentemente da operação, que é contínua).

Resumidamente, as características do projeto são:

  • Tem prazo definido de começo e fim, ou seja, é temporário;
  • Deve ser planejado, executado e controlado;
  • Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  • É desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;
  • Envolve uma equipe de profissionais;
  • Tem recursos limitados.

Informações detalhadas sobre o processo:

  • Documento descritivo:

Documentação do Processo GESTAO PROJETOS DE TIC (formato .pdf, tamanho 1.1 MB)

  • Fluxos do Processo:

Diagrama de Gerenciar Projetos de TIC Diagrama Gestão de Projetos de TIC (link para novo site)

  • Extras:

 Modelo para ATA de Reunião (documento .doc, tamanho 50 kB)