- Governança-TIC
- 01. Estrutura do DTIC e Comitês
- 02. Estratégia de TIC
- 03. Indicadores e Metas de TIC
-
04. Processos de TIC
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1.01. Contratação de STIC
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1.02. Processo do PETIC
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1.03. Processo do PDTIC
-
1.04. Capacitação de TIC
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1.05. Processo do PAT
-
1.06. Orçamentos de TIC
-
2.01. Gestão de Demandas TIC
-
2.02. Gestão de Projetos TIC
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2.03. Gestão de Contratos TIC
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3.01. Gestão de Riscos TIC
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3.02. Continuidade de Serviços TIC
-
3.03. Processo de Eventos TIC (Monitoria)
-
3.04. Processo de Backup / Restore
-
4.01. Desenvolvimento de Software
-
Matriz de Artefatos MDS
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Diretrizes Desenvolvimento de Software
- Arquitetura de Desenvolvimento Java
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Modelo Conceitual de Classes
-
Modelo de Atividades
- Modelo de Banco de Dados
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Modelo de Caso de Uso
- Modelo de Classes
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Modelo de Componentes
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Modelo de Implantação
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Modelo de Instâncias
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Modelo de Interação
-
Modelo de Máquina de Estados
- Padrão de Interface Web de Sistema com o Usuário
- Orientações de trabalho Desenvolvimento de Software
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Diretrizes Desenvolvimento de Software
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Matriz de Artefatos MDS
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4.02. Sustentação de Software
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5.01. Central de Serviços TIC
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5.02. Gerenciamento de Problemas TIC
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5.03. Gerenciamento de Mudanças TIC
-
5.04. Gerenciamento de Liberação e Implantação TIC
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5.05. Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviços TIC
-
5.06. Gerenciamento do Catálogo de Serviços TIC
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5.07. Gerenciamento de Nível de Serviço TIC
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6.01. Pesquisa Satisfação Usuários de TIC
-
6.02. Organizar Reuniões de TIC
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Ferramentas para Mapeamento de Processos de TIC
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sobre Processo de TI
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1.01. Contratação de STIC
- 05. Segurança de TIC
- 06. Portfólio de TIC
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Base de Conhecimento
- Capacitação de TIC
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Normativos CNJ
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Normativos DTIC
- Publicações de TIC
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Rede sem fio (Wi-Fi)
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Relatório Atividades DTIC
- Videoconferência
PROCESSO: Gerenciamento de Demandas de TIC
Uma demanda não gerenciada de forma eficiente é um grande risco, pois gera incerteza quanto a seu resultado. Capacidade em excesso agrega custos desnecessários que não geram valor; por outro lado, capacidade insuficiente causa impacto no serviço oferecido e nos limites de crescimento deste serviço (ILUMNA, 2008). O gerenciamento de demanda analisa, rastreia, monitora e documenta os padrões de atividades do negócio para prever as demandas atuais e futuras por serviços.
São desafios para a implantação do Gerenciamento de Demandas no Serviço Público os seguintes itens:
- Demandas políticas;
- Excesso de pequenas demandas;
- Prioridades altíssimas;
- Não existe preocupação com custo;
- Mais de um gestor por demanda;
- Falta de formalidade;
- Falta de histórico;
- Cultura organizacional conservadora;
O objetivo deste processo é compreender e influenciar a demanda dos usuários ou clientes de TI de forma a garantir que haja capacidade de entrega dos serviços.
Pretende-se:
- Monitorar todas as demandas de TIC;
- Monitorar a capacidade (RH e Infraestrutura);
- Gerenciar recursos do processo;
- Priorizar projetos;
- Exclusão do monitoramento das atividades;
Informações detalhadas sobre o processo:
- Documento descritivo:
Documentação do Processo GESTAO DE DEMANDAS DE TIC (formato .pdf, tamanho 1.4 MB)
- Fluxos do Processo:
Diagrama Gerenciar Demandas de TIC (link para novo site)
Diagrama Elaborar Análise de Viabilidade de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Planejar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Executar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Gerenciar Requisitos de TIC (subprocesso) (link para novo site)
- Referências:
- MGPP-SISP. Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. – Brasília: MP, 2013.
- ILUMNA. Consultoria e Sistemas. Treinamento para certificação em fundamentos ITIL. São Paulo: Ilumna, 2008.