PETIC - Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

Segundo o conceito de Planejamento Estratégico:

“Processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas." (Peter F. Drucker, 1984, Introdução à Administração)

Para o DTIC seguem as definições para Missão, Visão e Valores definidos no Planejamento Estratégico de TIC (PETIC) ciclo de 2015 a 2020:

Missão:

Prover o judiciário paranaense de soluções tecnológicas efetivas para que cumpra a sua função institucional.

Visão:

Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.

Valores:

► Transparência  ► Ética  ► Justiça  ► Inovação  ► Celeridade  ► Eficiência  ► Acessibilidade  ► Segurança

 


 

Objetivos Estratégicos

"São os fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem elo entre as diretrizes de uma instituição e seu referencial estratégico. Traduzem, consideradas as demandas e expectativas dos clientes, os desafios a serem enfrentados pela organização num determinado período."   (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

Metodologia BSC para Gestão Estratégica

 

Objetivos Estratégicos de TIC (OE)
OE-1. Aperfeiçoar as competências gerenciais e técnicas de pessoal de TIC
Planejamento básico que vise à capacitação do corpo funcional de TIC (técnica e gerencial), melhorando a produtividade e o clima organizacional.
OE-2. Prover infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas
Instrumentalizar a área de TI para suportar as demandas do órgão por meio da adequação e modernização da infraestrutura e parque tecnológico, bem como adotar sistemas e serviços específicos.
OE-3. Aprimorar a gestão orçamentária e financeira de TIC
Garantir a utilização adequada dos recursos orçamentários de TIC, por meio de adoção de práticas que permitam o planejamento, a execução, a transparência e a medição da efetividade de sua aplicação.
OE-4. Aperfeiçoar a governança e a gestão de TIC
Criar um modelo de gestão de governança de TIC baseado nas melhores práticas do mercado, adequando-se à realidade do TJPR.
OE-5. Aprimorar as contratações de TIC
Utilização adequada dos recursos financeiros de TIC, por meio de adoção de práticas de gestão de contratações de TIC, e a aderência às diretrizes da resolução CNJ nº 182 de 17 de outubro de 2013 para Contratações de Soluções de TIC.
OE-6. Promover a adoção de padrões tecnológicos
Implantar práticas de mercado que atendam a todo o ciclo de vida dos sistemas de informação, buscando a uniformização de procedimentos, metodologias, e também quando possível buscar a padronização para software e hardware.
OE-7. Aprimorar e fortalecer a integração e a interoperabilidade de sistemas de informação
Garantir a aderência às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 03 de 16 de abril de 2013, que institui o Modelo Nacional de Interoperabilidade entre o Poder Judiciário e Ministério Público, para os Sistemas Judiciais do TJPR (Projudi e PJe).
OE-8. Aprimorar a segurança da informação de TIC
Criar, promover e manter normas de segurança da informação para TIC a partir de um processo de análise de riscos e envolvendo um comitê multidisciplinar dedicado.
OE-9. Primar pela satisfação dos usuários de TIC
Assegurar a agilidade e eficácia no atendimento dos serviços de TIC garantindo a satisfação dos usuários.

Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR

 

Indicadores

"Os indicadores são padrões utilizados para avaliar e comunicar um desempenho alcançado frente a um resultado esperado. Possuem, sempre, unidades de medidas associadas, a exemplo de quantidade, percentual, dias, etc." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

 

Indicadores Estratégicos de TIC (IE)
IE-1.1. Índice de Aplicação do Plano Anual de Capacitação
Percentual de execução do Plano Anual de Capacitação.
IE-2.1. Índice de implantação do DATACENTER 1
Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala Cofre) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade.
IE-2.2. Índice de implantação do DATACENTER 2
Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala Segura) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade.
IE-3.1. Índice de execução do Plano Orçamentário de TIC
Percentual de Execução do Orçamento de TIC.
IE-4.1. Índice de Governança de TI (iGovTI)
Grau de cumprimento das Nível de maturidade de governança e gestão de TIC conforme diretrizes iGovTI do TCU.
IE-5.1. Índice de execução do Plano de Contratações de TIC
Percentual de execução do Plano de Contratações de TIC.
IE-6.1. Índice de formalização da Metodologia de desenvolvimento e de sustentação de Software
Formalização da metodologia de desenvolvimento e de sustentação de software.
IE-7.1. Índice de aderência dos Sistemas Judiciais ao MNI
Percentual de aderência dos sistemas judiciais ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).
IE-8.1. Índice de formalização da Gestão de Riscos
Formalização de um processo de Gestão de Riscos em TIC.
IE-9.1. Índice de Satisfação dos Usuários de TIC
Percentual de Satisfação dos usuários Internos de TIC.

Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR

 

Metas

"As metas representam os níveis de desempenho ou de melhoria requeridos para o alcance de um objetivo estratégico, servindo como vínculo entre este e os colaboradores da organização." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão).

 

Matriz com Objetivos, Indicadores, e Metas estratégicas para TIC

O.E.

Indicadores

Metas
2015 2016 2017 2018 2019 2020
OE-1. IE-1.1. Índice de Aplicação do Plano Anual de Capacitação ** 70% 75% 80% 85% 90%
OE-2. IE-2.1. Índice de implantação do DATACENTER 1 ** 100% 100% 100% 100% 100%
OE-2. IE-2.2. Índice de implantação do DATACENTER 2 ** 5% 60% 100% 100% 100%
OE-3. IE-3.1. Índice de execução do Plano Orçamentário de TIC ** 80% 85% 88% 90% 95%
OE-4. IE-4.1. Índice de Governança de TI (iGovTI) ** Intermediário Intermediário Intermediário Avançado Avançado
OE-5. IE-5.1. Índice de execução do Plano de Contratações de TIC ** 80% 85% 88% 90% 95%
OE-6. IE-6.1. Índice de formalização da Metodologia de Desenvolvimento e de Sustentação de Software ** 100% 100% 100% 100% 100%
OE-7. IE-7.1. Índice de aderência dos Sistemas Judiciais ao MNI ** 80% 85% 90% 95% 100%
OE-8. IE-8.1. Índice de formalização da Gestão de Riscos ** 100% 100% 100% 100% 100%
OE-9. IE-9.1. Índice de Satisfação dos Usuários de TIC ** 80% 85% 88% 90% 95%

Fonte: PETIC 2015-2020 no TJPR

Observação: (**) As metas foram definidas no final de 2015, desta forma ausentes para este ano.

 

Iniciativas Estratégicas

"Conjunto de ações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos e ao preenchimento das lacunas de desempenho existentes entre a performance atual e as metas futuras. Elas se diferenciam dos objetivos estratégicos e da rotina organizacional:

– por serem mais específicas;
– por terem começo e fim predeterminados;
– por terem pessoas ou equipes alocados para a sua execução, bem como verba preestabelecida, se necessário."

(TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

As Iniciativas estratégicas foram apresentadas na página de Portfólio de Projetos do Portal de Governança de TIC do DTIC no TJPR.