Seguir o padrão já adotado na Tela de Cadastro, onde a operação Salvar pode ou não salvar também os detalhes adicionados;
O salvamento do mestre antes da inclusão dos detalhes é opcional à aplicação, dependendo do negócio.
Para os casos onde o mestre deve ser salvo antes da inclusão dos detalhes, recomenda-se o uso da tela de cadastro normal, que após o salvamento deve ser direcionada para a Tela * Mestre-detalhe, explicitando-se a separação das operações;
Em qualquer uma das situações, os botões que executam ações sobre o mestre (e sobre seus filhos dependendo do caso) devem ser mostradas no fim da tela, abaixo da área dos detalhes, para explicitar que a operação é global.
Área dos Detalhes
Utilizar uma aba para cada tipo de detalhe. Ex: Mestre-> Nota Fiscal; Detalhe 1-> Itens; Detalhe 2 -> Formas de Pagamento; Detalhe 3 -> Endereços de Entrega;
Recomendado o uso de abas horizontais onde o número de abas e sua descrição é previamente conhecido;
Se a descrição fixa das abas for muito grande a ponto de exceder uma linha de abas horizontais a aplicação é livre para adotar uma das seguintes soluções: quebra da descrição limitando o tamanho de sua área ( a aba ficaria mais “alta”); usar duas ou mais linhas com abas; utilização de abas verticais (geralmente ocupa mais área da tela);
Para os casos onde o número e a descrição das abas derivem de um conjunto de registros de uma tabela (ex: Processos que fazem parte de uma Sessão de Julgamento) é recomendado o uso de abas verticais;
É expressamente não recomendado o uso de abas dentro de abas, bem como o uso de mais de um jogo de abas por tela;
Utilizar tabela / árvore para apresentar os registros de cada detalhe no mesmo padrão já descrito na Tela de Pesquisa;
A utilização de filtros para pesquisas de registros dentro de cada detalhe (dentro de cada aba, como uma mini pesquisa local ao detalhe) é opcional, sendo recomendada apenas para casos com muitos itens;
Colocar qualquer operação referente ao detalhe em questão dentro da aba correspondente;
É expressamente não recomendada a edição/inclusão/exclusão de detalhes dentro de tabelas ou árvores. Para isso utilizar as opções descritas abaixo:
Ao se clicar sobre qualquer registro nas tabelas ou árvores de detalhes, é apresentada a opção Tela de Detalhe do Item (descrita abaixo) onde são apresentadas as opções de alteração e exclusão deste item, similarmente à Tela Detalhe de um registro qualquer já descrita anteriormente;
A inclusão de um novo item dentro de um conjunto de detalhes é efetuada através do Botão “Adicionar” situado no canto inferior direito de cada aba correspondente. Esta opção deve levar à Tela de Cadastro do Item, descrita abaixo.
Inclusão de Múltiplos Itens
É recomendado o uso da inclusão de múltiplos itens em um mestre, somente quando o relacionamento é simples, sem campos de propriedade da associação. Ex: Livro e Autor – nenhum valor precisa ser editado na associação;
A inclusão deve utilizar o botão Adicionar que neste caso abre uma Tela de Chave Estrangeira, com checkbox's a frente dos registros recuperados na pesquisa;
O usuário deve clicar no botão “Confirmar Seleção” após checar os registros desejados. Este deve fechar a janela e voltar a tela do Mestre com os novos itens já adicionados ao grid de itens do mestre detalhe.
Remoção de Múltiplos Itens
Somente para este caso, existirá um botão “Remover” que deve possibilitar a remoção múltipla dos registros mostrados no grid;
Este botão deve (similarmente ao botão Adicionar) abrir uma Tela de Chave Estrangeira sem os campos de pesquisa e o botão Pesquisar. O grid já deve vir preenchido, mostrando os itens associados ao mestre (o mesmo conteúdo mostrado na aba em questão) com checkbox's a frente dos registros para possibilitar a seleção;
Após a marcação dos registros a serem removidos, o usuário deve clicar no botão “Confirmar Remoção”. Este botão deve fechar a janela, e voltar a tela do Mestre mostrando apenas os itens que ainda restaram (não foram removidos).
Tela de Cadastro do Item
Área dos Dados do Mestre
Devem ser apresentados os dados principais que identificam unicamente o mestre para que o usuário saiba aonde está inserindo um novo detalhe. Estes dados não são editáveis.
Área do Item
Deve ser separada da área anterior por uma linha pontilhada, e ter seu título destacado acima desta linha: “Novo <descrição do detalhe>” para inclusão, e “Alterar <descrição do detalhe>” para alteração. Exemplos: “Nova Forma de Pagamento” e “Alterar Item”;
Como se trata de uma associação, esta área deve possuir obrigatoriamente um campo do tipo Chave-Estrangeira para que o item a ser associado seja recuperado (ver Critério Chave Estrangeira);
Os demais campos são características da associação entre o mestre e a chave estrangeira e devem ser editados no formato padrão de um cadastro normal;
Pode existir a opção Continuar Cadastrando como no cadastro normal. No entanto, esta não disponibiliza a visualização dos itens que já foram incluídos no detalhe;
O botão “Salvar” grava a associação adicionando o novo item ao conjunto de itens do detalhe;
O botão “Cancelar” deve retornar à Tela de Mestre-Detalhe.
Tela de Detalhe do Item
Área dos Dados do Mestre
Devem ser apresentados os dados (não editáveis) principais que identificam unicamente o mestre para que o usuário saiba a quem o item que está visualizando pertence.
Área do Item
Deve ser separada da área anterior por uma linha pontilhada, e ter seu título destacado acima desta linha: “<descrição do detalhe>” ou “<descrição do detalhe> da(o) <descrição do Mestre>”; Exemplos: “Forma de Pagamento” e “Item da Nota Fiscal”;
Apresentar os dados (não editáveis) do item com as opções “Alterar” e “Excluir” como numa Tela Detalhe normal.