A modelagem de um sistema envolve a identificação de itens considerados importantes de acordo com uma determinada visão. Esses itens formam o vocabulário do sistema a ser modelado. Uma classe é uma abstração de itens que fazem parte do vocabulário do sistema. A classe não é um objeto individual, mas representa um “conjunto” inteiro de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, relacionamentos e semântica.
Multiplicidade | Tipo | Observação |
---|---|---|
0 | Exatamente zero | Definido pela UML, porém, não usual. Um relacionamento com multiplicidade exatamente zero indica uma inexistência do relacionamento. |
0..1 | Zero ou um | Um objeto pode estar relacionado com zero ou no máximo um outro objeto. |
0..* | Zero ou muitos | Um objeto pode estar relacionado com zero ou no máximo muitos outros objetos. |
1 | Exatamente um | Um objeto pode estar relacionado com exatamente um outro objeto. Neste caso, poderá ser omitido (definindo-o como valor de multiplicidade defaut). |
1..* | Um ou muitos | Um objeto pode estar relacionado com um ou no máximo muitos outros objetos. |
* | Muitos | Um objeto pode estar relacionado com zero ou no máximo muitos outros objetos. Equivalente ao relacionamento 0..*. |
n..m | De n até m inclusive | Um objeto pode estar relacionado com n ou no máximo m (inclusive) outros objetos. Por exemplo: 3..5, 1..2, 1..10. |