Uma demanda não gerenciada de forma eficiente é um grande risco, pois gera incerteza quanto a seu resultado. Capacidade em excesso agrega custos desnecessários que não geram valor; por outro lado, capacidade insuficiente causa impacto no serviço oferecido e nos limites de crescimento deste serviço (ILUMNA, 2008). O gerenciamento de demanda analisa, rastreia, monitora e documenta os padrões de atividades do negócio para prever as demandas atuais e futuras por serviços.
São desafios para a implantação do Gerenciamento de Demandas no Serviço Público os seguintes itens:
O objetivo deste processo é compreender e influenciar a demanda dos usuários ou clientes de TI de forma a garantir que haja capacidade de entrega dos serviços.
Pretende-se:
Informações detalhadas sobre o processo:
Documentação do Processo GESTAO DE DEMANDAS DE TIC (formato .pdf, tamanho 1.4 MB)
Diagrama Gerenciar Demandas de TIC (link para novo site)
Diagrama Elaborar Análise de Viabilidade de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Planejar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Executar o Projeto de TIC (subprocesso) (link para novo site)
Diagrama Gerenciar Requisitos de TIC (subprocesso) (link para novo site)